Fórum

Fórum do 1GCABP.
Servirá como ponto de troca de idéias/discussão/tertúlia para os membros do 1GCABP e de todos os que partilham esta modalidade de caça.

161 respostas a Fórum

  1. Pingback: Balestra Fórum Login 【 Entrar 】

  2. Samuel diz:

    Boa Tarde, comecei a caçar aos javalis e ainda não tenho experiência nenhuma, alguém que me possa fornecer algumas dicas e ensinar me a fazer algum tipo de produto caseiro para atrair os animais?? Obrigado

  3. Ivan rafael diz:

    Olá, tudo bem ? Passei a carta de caçador no dia 27/01/2022, já paguei a taxa para emissão da carta de caçador vir por via CTT.
    Agora gostar de tirar suporte de arma classe D !?
    Alguém poderia me ajudar o que tenho que fazer agora ?
    Custos do suporte de arma ?

  4. Rodrigo diz:

    Boa tarde a todos,
    Tenho 18 anos e recentemente fiquei a saber da existência dos “Airbows”, são basicamente carabinas de pressão de ar que atiram flechas em vez de chumbos.
    Gostaria de saber se, em Portugal, existe algum tipo de impedimento ou lincença necessário para poder adquirir uma carabina desse gênero. Gostaria também de saber se é permitido caçar com a mesma.
    Obrigado

    • proflecha diz:

      Boa tarde rodrigo, para caçar com armas brancas class A (arcos e besta) terá que possuir carta de caçador.
      No artigo 2° alinia ao) BESTA, a arma branca ditada de mecanismo de disparo que se destina EXCLUSIVAMENTE a lançar virotoes
      Logo, um meio de propulsão do virotão nao esta em causa. Tanto pode ser uma besta tradicional como uma arma de ar comprimido.
      Consulte o facebook “1GCABP” ou “Sus Scrofa” a informação recentemente publicada.

  5. Hugo Filipe Gonçalves Conde de Carvalho diz:

    Boa tarde eu sou o Hugo tenho um recurvo dclub de 28 libras, gosto de atirar a 20 e 25 metros tiro instintivo. É atiro bem a estas distâncias. Eu ando aí com javali em terrenos dos meus pais, estou a pensar fazer um cevedouro, sei que tenho que comprar um novo arco e pelo que percebo devia ser compaund. No entanto eu gosto de recurvos, tenho andado a namorar o Oakridge Bryon no proflecha, o arco é sistema ilf e tem 60 libras. Gostaria de saber se recurvo de 60 libras é de tiro fatal para um bicho daqueles de 100 kg.
    Outra pergunta vai no sentido de saber se as miras de 5 pinos estabelizardor são ou permitem uma boa precisão num recurvo de caça?
    Agradeço a vossa resposta e mando um abraço a todos vós

    • proflecha diz:

      O Arco OAK RIDGE Bryon é óptimo para caçar, bastante rápido e com sistema de palhetas ILF como os “olímpicos”; tem variação de força na ordem dos 8% e afinação lateral de palhetas; hoje está disponível em Preto Mate; sugerimos que treine e caçe com “tiro instintivo” a curta distância (8-15m), SEM mira, de preferência de um local alto (um estabilizador ajuda(!) mas não é imprescindível) e com flechas de diâmetro 5.2 ou no máximo 6.2mm com pontas de caça de 2 lâminas para maior penetração.
      Cumprimentos
      Augusto Pires (917814216)

  6. antniomoreira diz:

    Podem dizer-me que presizo para tirar a carta de caçador com besta

    • JF diz:

      Bom dia
      Só precisa tirar a carta de caçador. A partir daí pode caçar com besta. Os exames são mensais. Consulte o site do ICNF. O livro de preparação para o exame é vendido por eles.

  7. antniomoreira diz:

    Se poderem me contactar 910112059 ou email. mceusilvabia@gmail.com

  8. antniomoreira diz:

    Se poder me ajudar agradeço

  9. antniomoreira diz:

    Eu Patrico tiro desportivo com besta e tenho sempre tirado o cartão de federado, mas este ano gostava de tirar a carta de caçador com besta podem me ajudar onde me posso dirigir, é-o que preciso? Agradeço

  10. thomaz simonetti diz:

    Boa tarde comprei um arco composto para a pratica de pesca com flechas e gostaria de saber o que eu precisaria para tirar a carta de licença para caça penso eu porque eu tenho a licença para pesca mas quero pescar com o seta obrigado e e braços

  11. Celso Silva diz:

    Ola gostaria de saber se posso cacar au javali com arco durante o dia ou so se pode cacar durante a noite

  12. Celso Silva diz:

    Ola alguem me sabe dizer se pode cacar com arco dorante o dia au javali

    • proflecha diz:

      Caça Maior de aproximação pode ser feita 365 dias por ano nas ZCT, ZCA e/ou ZCM que estejam inscritas no Plano de Ordenamento e Exploração Cinegética (POEC) do ICNF (Instituto de Conservação, Natureza e Florestas); do nascer ao pôr do sol…

      • Reinaldo diz:

        Olá a todos também posso caçar caça menor com besta? Se sim em que altura do ano?

      • Reinaldo diz:

        Boas e é preciso autorização dos proprietários das zonas de caça para podermos caçar nessas zonas? Obg.

  13. Antonio diz:

    Tenho uma besta mas gostava de tirar a carta de casados com besta ,para poder ter isso em casa podem me ajudar

  14. Eduardo diz:

    Bom dia, eu gostava de me iniciar na caça, além de com arma de fogo, com arco. E, nesse sentido, vou tirar a carta nos próximos meses. Há alguma lojas recomendada para Arcos compostos na zona de Lisboa? Há alguma limitação no que posso caçar com arco? Além disso, há algum sitio especifico onde possa depois treinar com arco na zona de Lisboa/Sintra? Obrigado!

  15. adsm diz:

    Boa tarde, eu gostaria de obter algumas informações.
    Eu não tenho experiência com arco, mas recentemente tenho desenvolvido algum interesse na modalidade. Gostaria então de me iniciar na prática do tiro com arco e flecha e mais tarde se possível evoluir para a prática da caça. Tenho andado por isso a informar-me e a ver modelos de arcos. Pensei em mandar vir um de fora do país pelo Ebay com um conjunto de flechas, no entanto li algures que os arcos são considerados como arma branca. Portanto a minha dúvida prende-se com o facto de que se eu prosseguir com esta compra posso ter problemas depois com as autoridades aduaneiras?

  16. José Franco diz:

    Boa tarde Nuno Torres
    A legislação foi alterada e já não há nem teste escrito específico para arco/besta nem o exame prático.
    Até a designação de arqueiro/caçador desapareceu das novas cartas de caçador.

    • ricardo diz:

      boa tarde.
      então como tiro a carta de arqueiro apenas ? já que não tenho arma de fogo ?
      (não percebo nada destas andanças) =)
      cumps

      • 1gcabp diz:

        Bom dia Ricardo. Tem sempre que tirar a carta de caçador. Há uns anos havia a especificação de arqueiro/caçador na carta, e o exame não tinha as perguntas relativas a armas de fogo. o melhor será telefonar para ICNF (ou seja lá que nome tiver agora) e perguntar. O exame a que me referi anteriormente era o exame prático que se fazia na Tapada de Mafra.

  17. Paulo sousa diz:

    Estou no Brasil vou para Portugal e gostaria q me informassem se posso levar uma besta para Portugal sem ter problemas

    • José Franco diz:

      Boa tarde
      Se tiver uma licença federativa ou desportiva não deverá haver problema. Sem essas licenças ou licença de caça, o arco ou besta, em Portugal, são considerados armas brancas.

  18. miguel diz:

    Boas amigos gostaria de iniciar a caça com arco já tenho carta de caçador mas não sei se e persiso tirar algum tipo de licença como a de arma de fogo obrigado abracos

  19. José Franco diz:

    Boa noite
    Para usar arco ou besta para caçar só precisa da carta de caçador em qualquer parte do território nacional, A não ser que as leis regionais se sobreponham às leis da República.

    • nuno torres diz:

      Esta enganado meu amigo, precisa de fazer um teste escrito e pratico para adquirir a carta de arqueiro caçador.

  20. Rui Pimentel diz:

    Gostaria de saber se é preciso uso e porte de armas ou só carta de caçador para arco ou besta para caçar ou fazer tiro ao alvo na ilha das Flores nos Açores

  21. António Fialho diz:

    Bom dia .
    Como faço para pertencer ao fórum ?
    Quero começar a ir a caçadas.
    Obrigado.

  22. Antonio diz:

    Onde me dirigir e o que é preciso para tirar a carta de caçador de besteiro e qual o valor

    • Luis carlos pereira parreira diz:

      Bom dia Sr Antonio é preciso para tirar a carta de caçador registo criminal limpo
      atestado medico e inscrever se em online ou num establecimento do ICNF
      estudar para passar no exame da carta de caçador
      na nova lei da carta de caçador já não há especificasões na carta de caçador
      se passar no exame da carta de caçador esta automaticamente abilitado a caçar
      com arco ou besta e centraria não necessita fazer exame pratico de arco ou besta
      (arco ou besta são de categoria B arma branca)
      os melhores cumprimentos saudasões sinegeticas e boas caçadas!

      • Luis carlos pereira parreira diz:

        recapitulando arcos e bestas são armas categoria A arma branca

  23. Tiago Costa diz:

    Alguem consegue arranjar a carta de caçador?
    Abraco

  24. Flávio Neves diz:

    Ola, pretendo iniciar a pratica de caça com arco ainda este ano, ainda não tenho arco mas já estou a tratar disso. Alguém me pode informar qual os requisitos legais para caça e posso transportar o arco no carro mesmo sem esses requisitos?

    • Diogo Sousa diz:

      Caro Flávio, essa pergunta já foi aqui feita e respondida inúmeras vezes. Basta ler!
      Quer para possuir quer para transportar, precisa de pelo menos uma das duas:
      – carta de caçador arqueiro/besteiro
      – ser federado.

      Se for federado não poderá caçar. Para caçar precisa de carta de caçador especifica de arco e besta.

      Para comprar, não precisa de nada disto mas assim que sair porta fora da loja, está ilegal.

      • Celso Silva diz:

        Ola alguem me sabe dizer se pode cacar com arco dorante o dia au javali

      • bowhunterportugal diz:

        Olá Celso. Desde que em período legal, pode perfeitamente caçar durante o dia. Não sei se pode utilizar arco na modalidade de montaria, mas de espera, salto e aproximação, pode perfeitamente.

  25. Vasco Dutra diz:

    Bom dia, eu sou dos Açores, tenho 16 anos e gostava de comprar um arco n muito caro para os acampamentos de sobrevivência que costumo fazer, gostava de saber se seria possível me ajudar, como informar como o transportar para cá, o que seria necessário, onde posso comprar um nao muito caro e outras informações que achem relevantes.
    Obrigado

    • JF diz:

      Bom dia
      Fale com o Augusto Pires da Proflecha. É a loja que lhe recomendo. Já tem vendido material para os Açores e pode informá-lo. O link para a Proflecha está na parte das lojas, no lado direito da página do blogue.
      Abraço.

  26. Ricardo Almeida diz:

    Bom dia.
    Gostaria de saber onde, e como, é que poderei tirar a licença de arqueiro caçador.
    Sou possuidor de carta de caçador com uso e porte classe C/D, mas não consigo encontrar informaçoes especificas sobre o assunto.

    Abraço
    Ricardo

    • antonio diz:

      Amigo pelo que mim foi dito agora em 2016 já nao e necesario tirara o licença de Arquerio basta a de uso e porte de arma,

      • Luís Parreira diz:

        Boas em 2016 as regras mudaram acabaram as especificações na carta de caçador basta só fazer o exame
        para a carta de caçador se passar já está habilitado a caçar com arco e besta e de centrária se
        Quizer caçar com arma de fogo
        Pois terá que ir a PSP tirar o curso de uso e porte de arma
        (Arco ou Besta são armas de categoria B arma branca)
        Saudações cinegéticas a todos os Arqueiros caçadores

      • Luis carlos pereira parreira diz:

        recapitulando arcos ou bestas são armas categoria A arma branca

  27. Nelson diz:

    Bom dia.!
    Estou a pensar iniciar a modalidade, mas estou mais virado para o lado da caça, queria comprar um arco composto mas que nao fosse muito caro, gostaria de saber quais os melhores arcos em relação preço qualidade ? Queria um arco que dessa para abater javalis.

    Cumprimentos

  28. rigaudy patrice diz:

    Bonjour
    De passage à porto du 15 juillet au 30 août. Chasseur à l arc en France . J aurai voulu échanger avec vous pour des conseils pour chasser au portugal merci de votre reponse

  29. Tomás Grilo diz:

    Boa noite. tenho uma duvida, dado as condições de fraca luminosidade nas esperas ( por serem feitas á noite) não é preciso usar pin iluminado? Obrigado

    • DOS diz:

      Caro Tomás,

      Respondo-te com o que se passou comigo.
      Arranjei uma mira com pin’s iluminados. Quando apontei ao porco, deixei de o ver porque fiquei encadeado. Desliguei a luz e deixei de ver os pin’s porque a lua não tinha força suficiente para iluminar a fibra óptica. Se tiveres uma mira com vários pin’s é um clarão grande!

      Resolvi a situação comprando outra mira, só com 1 pin, muito mais fininho (0,10) e com uma luz com reóstato. Mesmo assim há situações de pouca lua em que não resulta (ainda encadeia). O que fazia era, enquanto tinha o porco no cevadouro e esperava o momento do tiro, acendia a luz da mira. Quando ia atirar, desligava. A fibra mantinha algum brilho que era suficiente para atirar mas apenas se aguentava por segundos.

      Depois passei para recurvo e acabou-se as miras!

      Espero ter ajudado.

      • Tomás Grilo diz:

        Pois, não me tinha lembrado dessa opção…. por acaso também já atirei com um recurvo á noite, mas foi com lanterna montada no arco. Obrigado pelo esclarecimento!

      • DOS diz:

        Espero que saibas que isso é proibido!

      • computadortmg diz:

        Atirei com lanterna mas foi a um bastidor em casa, nao em caça…

      • Tomás Grilo diz:

        Atirei com lanterna mas foi a um bastidor em casa, nao em caça…

    • JF diz:

      A minha mira tem 5 pinos de 0.10. O que faço em todas miras que tenho e já tive é pintar o vidro da lanterna que ilumina os pins com um marcador preto. A luz que sai é suficiente para iluminar os pins sem encandear.

  30. Ola a todos os que me lerem….ha por ai alguém do algarve que tenha a santa paciência de me dizer ou porventura falar comigo pessoalmente sobre o que devo fazer….e que material adquirir para me iniciar nesta nobre arte .da faca ao javali com besta……

  31. Henrique diz:

    Boas, chamo-me henrique tenho 15 anos e apesar de nao ter experiencia quasefhj nenhuma em caça gostava de praticar começando com questões basicas: qual a idade minima para praticar a modalidade, onde posdo obtsr instruçao e treino perto de guimares obrigado pela ajuda

  32. Não tenho vindo ao blog…arqueiros que podem ajudar na zona norte: Fernando Coelho (Atirador Arco Cp) 919693052; António Oliveira (Caçador Arcos Cp ou Recurvo) 914018159
    Abraço…Augusto

  33. Zé Miguel diz:

    Olá a todos!
    Chamo-me Zé Miguel e sou da zona de Évora, estou interessado em começar um pouco mais “assério” nesta modalidade, atiro com arco desde os 9 anos e tenho agora 15, sempre com tradicional e é assim que quero continuar…Vou brevemente comprar um recurvo de melhor qualidade e tenho algumas questões: alguém conhece alguma zona de tiro com arco/ alguma associação perto de onde vivo/ alguns arqueiros mais experientes para que possa tentar evoluir? Para transportar um arco( sem ser para caça) é necessária algum tipo de licença? Que loja me recomendam para eu comprar o arco e acessórios, eu vi 2 lojas em Portugal, a proflecha e a arcobesta e caça?
    Obrigado pela ajuda!!

  34. Carlos Pereira diz:

    Boa tarde, sou novo na matéria.
    Estou a pensar comprar uma besta, depois de me informar surgiu-me varias dúvidas que espero puder ter opiniões de quem tem mais experiência do que eu, duvidas essas:

    -Para caça ao javali é melhor uma besta coumpound ou recurva?
    -225 Lb chegarão para o bicho?
    -Que modelos seriam ideais para o efeito.
    -Gostaria de saber para puder transporta-la o que teria de fazer?

    Desde ja muito obrigado pela atenção.
    Cumprimentos

    • José Franco diz:

      Bom dia Carlos
      1 – É indiferente qual o tipo de besta para caçar. As bestas recurvas, por norma, são mais volumosas para transportar. As bestas compound por terem um sistema que desmultiplica a força são mais compactas.
      2 – 225 libras de força são mais que suficientes para abater javalis. A nova geração de bestas já é eficaz a partir das 185 libras.
      3 – A escolha da besta depende do gosto pessoal.
      4 – A besta, para ser transportada, tem que estar acondicionada em saco próprio. Visto estar classificada como arma tipo A, tem que ter o averbamento de arqueiro/caçador na carta de caçador, ou estar federado na Federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal (custo anual 27 euros com o seguro de acidentes pessoais incluído).
      Espero ter respondido a tudo o que perguntou.
      Abraço
      José Franco

      • Carlos Pereira diz:

        Caro josé obrigado pela informaçao.So reparei hoje na sua resposta. Em relaçao as bestas tirou me algumas duvidas. Muito obrigado.

  35. Gonçalo diz:

    Olá, sou caçador com Licença C e gostava de começar a caçar cm arco e flecha. Gostava de saber se é necessario tirar alguma licença especial ou realizar algum exame e gostava de saber de saber algumas dicas de caça com arco e flecha.
    um abraço

    • DOS diz:

      Boa tarde caro Gonçalo.

      Parabéns pelo interesse neta modalidade. Vai ver que é um desafio enorme e uma satisfação ainda maior.
      Respondendo à sua pergunta: sim. Para se caçar com arco e/ou besta é necessário ser caçador arqueiro, i.e., com carta de caçador arqueiro. Uma vez que já tem carta de caçador com arma de fogo, terá de fazer um pequeno exame teórico e um exame prático.
      Passando nestes dois fica habilitado a caçar com arco e/ou besta. Terá de continuar a ter a licença de caça anual e o seguro de caçador, comuns a quem também caça com arma de fogo. Apenas a sua carta de caçador irá passar a ter arma de fogo/arqueiro.

      Em termos de dicas, tem muita informação disponível na net, seja aqui neste grupo (site e blog) seja em sites americanos, espanhóis e franceses. Esta modalidade é todo um novo mundo de coisas diferentes. Não há hipótese de lhe dizer que o que precisa para caçar javalis é uma .30-06 e uma mira 1,5-6 x 42! Aqui há muitas variantes e cada um terá de perceber com que material se dá melhor. Animo! 🙂 Caçar com arco é uma jornada e um modo de vida, não apenas uma jornada.

      Este grupo já conta com uma base de dados de partilha escrita razoável pelo que com um bocadinho de paciência poderá encontrar várias opiniões e trocas de conhecimento aqui escritas.

      Bem vindo a este apaixonante mundo. Sim, porque se acha que vai ser parecido a caçar com arma de fogo, está muito enganado!

      Bem haja.

      Diogo

  36. Miguel diz:

    Olá,

    Gostava de saber como poderia aprender mais sobre caça com arco, ainda sou novo por isso caço com o meu pai, mas de carabina. Queria saber se se pode fazer caça menor (além de caça maior) ,com arco e de que formas se pode caçar com arco, como esperas ou aproximações? Enfim estou cheio de perguntas.

    Aguardo resposta.

    • DOS diz:

      Caro Miguel,

      Penso que a diferença de caçar com arma de fogo ou arco é só mesmo a arma. Tem algumas regras de segurança diferentes mas de resto, todas as espécies cinegéticas compreendidas no calendário venatório assim como os processos de caça são iguais. O que realmente é diferente é a dificuldade e o tamanho do desafio!
      Bem vindo.

      • Miguel diz:

        Gostaria de saber onde, e como posso aprender ,mais sobre tiro com arco?

  37. Jose Maqrues diz:

    Caro Fernando Pina, li no seu comentário,quando se dirigia a um companheiro destas andanças de arcos e bestas, de que o praticava sozinho visto não haver locais próprios mas que estava ao dispor para o ajudar pela experiência que tem. Pois bem, também sou arqueiro/besteiro, cujo treino faço-o sozinho e em privado, o que por vezes, desmotiva.Ora bem, vivo bem próximo, ” Ovar”, e, caso aceite o convite, deixo ao seu cuidado o local a nos encontrarmos,que poderá ser mesmo por aí em Oliveira, onde bem entender para dois dedos de conversa sobre esta modalidade quem sabe até para uns treinos ou até uma hipotética esperas aos javalis. Obrigado, um abraço
    Marques

  38. orlando cunha diz:

    boas pessoal do forum. tenho uma besta para venda ,é uma horton legacy 225 HD , quem estiver interessado pode contactar-me por mail orlando_cunha@hotmail.com ou 917763377

  39. João diz:

    Boas,
    Recentemente tirei a carta de caçador e apesar de gostar de utilizar a carabina, sempre quis iniciar o tiro com arco, por isso tenho algumas perguntas.
    Não tenho qualquer experiência com este tipo de armas excepto umas quantas vezes que usei um arco de um amigo, por isso a primeira pergunta é : arco compound ou besta? Será utilizado bastante no inicio para treino ao alvo, mas gostava de o poder usar na caça, principalmente lebres e talvez mais tarde javali.
    E a segunda parte, gostava que me recomendassem um arco compound ou uma besta para iniciar, uma vez que ainda estou a iniciar gostava que ficasse por volta dos 200-250 euros.
    Obrigado,
    João

    • manuel cheta diz:

      Boas. Para tiro ao alvo eu aconselho o arco é muito mais gratificante, no caso da caça eu aconselho primeiro a besta para se adaptar a modalidade e depois mais tarde o arco.

      abraço

  40. ricardo diz:

    Olá a todos,
    Tenho uma duvida e gostaria que me ajudassem a encontrar, solução para tal?
    entao é o seguinte eu gostaria de saber se existe algum sitio onde se veja ou demostrei como se faz aquele objeto que serve para colar as penas aos virotoes eu nao sei o nome desse objecto por isso descrevi assim gostava de saber como se faz para poder recuperar alguns virotoes de onde saltaram as penas fora ao tirar os virotoes do alvo para onde tenho andado a praticar tiro..
    espero que consigo arranjar um, e que me possam ajudar abraço a todos do forum
    e boas caçadas

    • soldiervlue diz:

      Chama-se uma pinça de emplumar, a Proflecha / Augusto Pires vende um modelo económico da Bohning com pinça recta e vende também a cola apropriada (Flechtite) e as penas em borracha (Vanes).
      É telefonar para o Augusto que ele até manda pelo correio.
      telefone do Augusto Pires: 917814216

      Bons tiros

      francisco Camacho

  41. ricardo diz:

    ola sim obrigado pelo conselho…
    eu por acasso sei sim quem é o senhor augusto alias até foi lá que comprei a minha besta na PROFLECHA e sei das reservas de caça que o grupo 1gcabp possui em parceria, mas para mim ficam um pouco fora de mão, eu sou de caldas da rainha e gostaria de ver se alguem que fosse de cá queria se emcontrar para combinar umas caçadas ou me dar umas dicas sobre sitios para esperas aqui na zona de caldas e tambem para repartir custos de viagens assim ficava a viagem repartida a nivel de custos e era mais façil e ter companhia para as caçadas sempre se torna melhor…
    Mas obrigado manuel por o seu conselho um grande abraço e boas caçadas

    • francisco abreu diz:

      Olá amigo, queria fazer uma pergunta para ti e para os outros caçadores.. eu tenho 15 anos e sempre tive uma ligação com arcos e bestas… porém foi sempre um sonho nunca experimentei nada..queria saber se tem alguma escola de arco e flecha ou bestas, em santa maria da feira ou arredores.
      CUMPS

      • manuel cheta diz:

        Não conheço! Mas alguém por aqui ade saber de algo.

        Abraço

      • soldiervlue diz:

        CTAP Clube de Tiro com Arco do Porto, estrão no Monte Aventino, encontra-los no facebook

        fC

      • fernando pina diz:

        ola boas e verdade aqui por a nossa zona nao existe nenhuma escola nem sitio nenhum para puder praticar o tiro com arco e besta , eu tambem pratico muitas vezes e tambem so caço com arco e besta , ja tenho tido muito bons resultados em esperas ao javalis , so que realmente so numa turistica no alentejo , sou de oliveira de azemeis se um dia quizeres vir ate aqui posso te dar algumas dicas e podes dar uns tiros ao alvo ,pois tambem nao tenho ninguem daqui perto para puder partilhar bons momentos de laser , abraço .

    • Jónatas diz:

      Viva Ricardo,
      Tambem sou das Calda da Rainha e apesar de não caçar – para já – há quem o faça regularmente no clube. Vá ao pavilhão da Mata á noitinha (20-22h) que geralmente tem lá pessoal ou contacte o Carlos Santos do MVD

  42. ricardo diz:

    boas a todos, gostava de saber de alguém conhece algum sitio nas caldas da rainha ou arredores onde de façam esperas nocturnas aos javalis com besta ou também se existe algum companheiro que seja das caldas para tentar combinar umas caçadas ..
    Até agora ainda não consegui encontrar espero que alguém me saiba informar das melhores zonas de caça aqui na zona de caldas, ou mesmo Cadaval que também é perto caso tenham contactos de alguém ou alguma reserva agradecia que me facultassem ..
    o meu obrigado e boas caçadas a todos

  43. tomás Grilo diz:

    Aguém me sabe dizer se é premitido caça com arco em Zonas de Caça Associativa? obrigado e Boas caçadas!

    • manuel cheta diz:

      A caça com arco é legal, logo não vejo motivos para não possa ser praticada na sua ZCA. A não ser que os preconceitos de muita gente………..!

      Abraço
      MC

  44. Filipe Messias diz:

    Boa noite aos confrades…

    Será que o fórum levou um tiro?
    O que se passa?

    Abraços, »»»»————»
    Messias.

    • Paulo vilela diz:

      Comigo funciona bem

      • Filipe Messias diz:

        Estou a falar da falta de participações… Parece que ninguém vem aqui há uns dias valentes!
        Bem… mas ainda bem que ainda “funfa”.

        Abraços,
        Messias.

  45. DOS diz:

    Ricardo, nos links no topo da página tem um a dizer Media. Aí poderá encontrar o Álbum.

    Não leve material desajustado ou mal afinado ou solto ou o que for. Faça miras para 25 m e treine bastante. Respiração e controlo no tiro é o mais importante. Vai ter de fazer exame com pontas de caça. Dependendo do tipo de ponta, estas poderão voar tao bem como as de treino mas também poderão ter vontade própria. Não arrisque a chegar la sem ter atirado com elas primeiro.

    Eu aconselho a pontas mecânicas. Por norma têm um perfil muito baixo e provocam praticamente desvio nenhum.
    Aconselhe-se com o Sr. Augusto sobre o que usar.

    Grande abraço
    Diogo

    • DOS diz:

      Está aqui o link para as fotos dos exames: https://picasaweb.google.com/1gcabp/MAFRAExamesAgosto2012

      Abraço

    • ricardo diz:

      obrigado diogo já lá fui comprar sao as Thunderhead Broadhead da marca NAP de 125 grains o senhor augusto também me disse que era necessario ter cuidado pois com ponteiras de caça pode haver desvios, e mais uma vez obrigado

      • DOS diz:

        Pois. Thunderhead!

        Bem, é assim. Sinceramente, eu tenho 6 dessas, fiz o meu exame com elas, matei muitos porcos e gamos com elas e já as emprestei a um primo para fazer exame. É enroscar e atirar. Voam lindamente.

        No entanto há meia duzia de pessoas que, as que tem, por alguma razão não prestam para nada! Simplesmente voam mal que doi!

        Espero que tenha tido sorte com essa fornada.

  46. DOS diz:

    Caro Ricardo, desde já lhe desejo boa sorte.
    Os tiros são efectuados do chão. Tem um alvo que obriga a um tiro ligeiramente a subir, os outros dois são nivelados.

    Penso que os bastidores se encontram entre os 25 e os 27 m. Se vai de besta, e uma vez que a zona vital marcada nos bastidores, é grande, não deverá precisar de grandes compensações. Mira afinada para 25 m devera servir para todos.

    Em relação à posição de tiro, já vi de pe e de joelhos. Penso que não haverá regra em relação a isso.

    Nos álbuns de fotografias deste blog estão fotos de atiradores a fazer a prova. Poderá ver e ficar com uma boa ideia do que vai enfrentar.

    Boa sorte, calma, controle bem a respiração e deixe a coisa desenrolar com tranquilidade. Não tem nada de difícil. Acima de tudo tenha o material bem afinado para ter confiança total no tiro.

    Abraço

    • ricardo diz:

      desde já o meu muito obrigado, DOS, em relação as fotos estive a procura mas não encontro, mas fiquei mais descansado com o facto de não haver regras para o tiro, o meu problema é que tenho a mira telescopica um pouco desajustada, pois tenho feito tiro a 15 metros abraço e obrigado novamente

  47. ricardo diz:

    Boas pessoal vou a exame de tiro com besta, na tapada de mafra gostaria de saber se o tiro é feito de cima de um palanque ou em pé, basicamente saber o que se faz e em que posiçoes, se alguem me poder ajudar agradeço abraço e vamos lá ver passo no exame

  48. Filipe Messias diz:

    Boa tarde,

    Tomei conhecimento deste excelente blog, e consequentemente do fórum, através da divulgação do meu amigo Nuno Rosado -também caçador e utilizador destas vossas páginas, que sábiamente aqui me encaminhou na tentativa de ver algumas das minhas muitas dúvidas esclarecidas.
    Apresentando-me, apesar da caça sempre ter sido parte presente na minha vida, nos ultimos anos a minha caça tem sido outra, a submarina (e reconheço aqui alguns nomes que também a praticam… aliás, fazendo justiça, nomes de referência nacional!). Mas voltando ao tema, tenho um arco “compound” adquirido há mais de 12anos, na tentativa de me iniciar nesta modalidade de caça. Acontece que eram ainda os tempos fervorosos da minha “outra caça” e a coisa foi ficando arrumada no sótão, acumulando quilos e mais quilos de pó. Neste momento, quero re-iniciar a prática, desta vez nos recurvos, mas entendo tanto de arcos… como de pastorícia! Por isso venho colocar a primeira das inúmeras preguntas que tenho por fazer:
    Como avaliar que tipo de “força” deverá ter o arco ideal para mim? existe alguma regra básica relacionada com altura/comprimento do braço/etc…?

    Antecipadamente grato,
    Filipe Messias

    • 1gcabp diz:

      Boa tarde Filipe

      Bem vindo. O Nuno Rosado está a exercer em si uma influência perniciosa 😉
      Para poder tirar todas essas dúvidas e o ajudar a escolher o material indicado para si, registe-se no fórum (basta clicar em cima do link que está no princípio da página).
      Há no fórum um bando de gente que só não ajuda se não souber – o que duvido.

      Abraço e mais uma vez seja bem vindo.

    • soldiervlue diz:

      A força de um arco, normalmente vem inscrita no próprio arco, isto no caso dos recurvos, por exempl #45 que o mesmo é dizer 45 libras de força ou seja à volta de 23 Kg.
      Um arco recurvo de caça deverá ter acima de #45, dependendo da velocidade do arco e da habilidade do arqueiro, mas mais recomendável será acima de #50 ou até de #60.
      A força dos arcos mede-se com um aparelho chamado dinamómetro.
      A altura e corpulência do arqueiro ditam o tamanho do arco a usar…
      A força do arco ideal para cada um depende desses factores e também da prática e técnica de tiro.

      fC

  49. Anónimo diz:

    Boa tarde, caros senhores venho deixar este discurso, que ja passou por muito caçadores.

    Venho dizer para pararem a caça, seja a que animal for, pois senão terão problemas em breve. A indústria da caça vai sofrer danos graves, assim como os seus utentes. A maior parte de voces acha que isto é uma piada, mas sinceramente, não acho onde é que está a graça. Tenho dados. Se não querem sofrer danos, é melhor fazerem o que digo senão terei que utilizar outros meios. Não tentem ser mais inteligentes que eu, porque as vossas cabeças todas não fazem a minha.

    Aguardo Resposta

    Cumprimentos, Anonymous

    • DOS diz:

      AHAHAHAH QUE PALHAÇO!!!!!!

    • manuel cheta diz:

      Ó compadri, meceia tocou- mi no fundo do coração!!
      O que devo fazer para me tornar seu “humilde” seguidor? Mê Herói!

      • manuel cheta diz:

        Falando alentejano e com orgulho de ser caçador! O tempo que o seu pai perdeu para o fazer, se tivesse batido uma punheta ou quando o menino nasceu se ele o tivesse agarrado pelas patas e batido com a cabeça numa pedra.
        De certeza quando morresse, não ia com esse peso na consciência!!!!!

      • Diogo Oliveira e Sousa diz:

        Percebo o que diz amigo Manel, já pensou que o pai dele, se calhar não o queria fazer? Se calhar ele nem conhece o pai… para bem do pai, claro!

    • RFS diz:

      E se marcasses uma consulta no Polido Valente… talvez arranjes um monte de respostas a tua pergunta…

    • Diogo Oliveira e Sousa diz:

      Não se chateiem com o coitado. Ele não é bom da cabeça… Tenho a certeza que sera banido do blog, pelo menos o comentário, assim que o Admin o vir. Gente assim não interessa nem vale a pena comentar! É um pobre diabo que não tem cabeça para pensar quanto mais para fazer a diferença. Nem tem coragem para assumir a posição e ameaças que toma! Tenho a certeza que se ele se descai um dia a frente de um caçador poderá apanhar um susto… A mim só me faz pena, alem de me fazer rir…

      • manuel cheta diz:

        Amigo Diogo! Não concordo que se apague o comentário. Tem de levar nas orelhas para saber onde se está a meter. Lá por estar atrás de um computador escondido, não lhe dá o direito de vir com mentiras e ameaças.
        Grande homem me saiu, que nem tem coragem de se identificar! Cobarde!!!!

    • 1gcabp diz:

      Caro anónimo
      Não perca tempo com ameaças parvas que tiveram que passar pelo tradutor do Google. Se não passaram, ao menos aprenda a escrever correctamente. Se tiver vontade de discutir estes assuntos com seriedade deixe de, cobardemente, se esconder atrás de um utilizador anónimo. Nem apagar a parvoíce que escreveu merece a pena.

      • Paulo vilela diz:

        Antes de tudo tenho que agradecer ao “Cabeça” pelo momento de boa disposição que nos proporcionou(afinal sempre caça tambem tem que ter intervalo,tipo os filmes com os anuncios).Tenho que agradecer a honra de nos ter dado atenção pois para nós “decapitados” foi uma benção e uma benesse.Apesar da minha falta de “intiligencia” ainda consigo vislumbrar que o problema não foi ele nunca ter conhecido o pai mas sim…a mãe nunca ter conhecido o pai,não só devido a posição da concepção mas sim pelos inumeros cobridores,arriscando a dizer que a melhor parte ficou como mancha no chão da pocilga onde foi coberta(raios seria filho da porca Salete???adiante).Existem instituições cujo objetivo é a cura deste tipo de casos com recurso ao isolamento e medicação apropriada.Meu caro votos de melhoras(Diogo o teu Pai a terá uma cabeça destas na sala??’NNNNNAAAA esquece o tipo deve ser mocho alem de castrado)

      • ricardo diz:

        caros amigos, este comentário é direccionado ao senhor ou senhora, pois como está em anónimo não consigo perceber que sexo possui, mas devo dizer que o nome que assinou em baixo como( Anonymous) nao sei se quer indicar que pertence a rede mundial de hackers que atacam sites nacionais de órgãos do governo e não só mas penso que não porque normalmente um hacker ou alguém que perceba minimamente de informática sabe que ao responder a um blog ou forum não é por não se registar que não se apanha a morada e o site onde reside pois o seu endereço de I.P fica registado então lembre-se que antes de ameaçar seja quem for primeiro parta do principio que deve-se sempre respeitar seja que pessoa for etnia religião ou mesmo desporto que para se ser respeitado, e dar opiniões de que matéria seja, deve-se sim, expressar mas com respeito porque eu, quando não gosto do que quer que seja apenas me afasto pois se não gosto não como sempre ouvi dizer, e não gozo nem ameaço pessoas por praticarem seja o que for, para acabar veja se com a suas ameaças não se torna voçe uma presa para caçadores….. tadito nem sabe o que pensa quanto mais ameaçar

    • Tiago Lemos diz:

      Fuck you anonymous, and all your stupid ideas.
      I dont think you know the Portuguese stallion?
      Please come to portugal and i show you how to dance the Corridinho!!!
      Já agora, em bom Português! Vá apanhar nos entrefolhos das nal………..gas!!!!!!

    • Alf diz:

      “anonimo” se não gostas, deixa os outros em paz, só tá vivo porque os teus antepassados foram simplesmente predadores, esta e a natureza humana que tu nnão podes mudar.

    • José Madureira diz:

      Ó chefe, deixe-se de merdas e tome a medicação!

    • Filipe Augusto diz:

      Sua raridade… ja trabalha essa cabeca? Ao fim de 6 meses se tomas-te a medicamentacao certinha e a horas ja deve trabalhar…
      O nivel de inteligencia ja voltou ao normal ou ainda continuas “em alta” o supra sumo dos carolas.
      Ja agora deixa-me que te diga que durante o tempo de ausencia de v.ex. flor de estrume, nao ocorreu problema nenhum… nao me diga que perdeu qualidades!?
      Quando diz ter uma grande cabeca eu acredito… nem me passa pela cabeca duvidar de tal coisa. Aproveite e marre bem com ela contra as paredes, vai ver que elas nao se vao queixar.

    • Centauro Sagitas aka Francisco F Camacho diz:

      _I_ Só agora vi o que este animalóidistóide postou aqui para nos divertir!
      Ameaças deste teor podem ser denunciadas à polícia.
      ~Mas para quê?
      O animalóidistóidista que se apresente para ver se consegue sequer ter coragem de acabar a primeira frase ameaçadora!
      As nossas cabeças todas não fazem a dele… Jesus, Maria, José!!! Será hastado?
      Obrigado Anónimo-animalóide por este momento de humor tão prasenteiro!
      Ahahahahahahahah

    • soldiervlue diz:

      Se queres uma resposta deixa de ser palhaço anónimo, passa a palhaço identificável!!! AHAHAHAHAH

  50. Alf diz:

    Olá, tirei a carta de caçador com a vertente de arqueiro caçador no final do ano passado (2011). Agora, não sei muito bem como posso praticipar na caça grossa, uma vez que as montarias normalmente são feitas para as armas de fogo (caçadeiras/carabinas). E, já agora, como tenho visto neste “1.º grupo de caçadores com arco e besta”, alguns relatos/fotos/filmes, de caçadas nocturnas, qual é o preço/custo, para poder participar.
    obrigado

    • 1gcabp diz:

      Pode consultar as páginas que temos publicadas no blog em zonas de caça. Neste momento temos acordos com seis zonas. Se tiver qualquer dúvida dê uma telefonadela ao Augusto Pires (917814216).

  51. Bruno diz:

    Olá Manuel
    Eu por exemplo posso ficar coma besta excalibur.
    Cump. Bruno

  52. Raul Marques diz:

    Boas.
    Tenho visto na net uma luva de protecção para arqueiro no caso de algum “acidente” no momento do disparo da flecha.
    Alguem sabe se á venda aqui e qual o seu preço mais ou menos.
    Agradecido.

  53. Bruno diz:

    Estou interessado em me iniciar na modalidade de tiro com Besta.
    Gostaria de saber se alguém tem uma usada para venda, de preferência acima das 175lb.

    Cumprimentos

    • Diogo Oliveira e Sousa diz:

      Caro Bruno,

      Na página dos Usados neste blog tem uma à venda.
      Se entrar no Forum creio que também encontrará quem o possa aconselhar.

      Abraço

      • levi diz:

        muito obrigado pelo exclarecimento, fico muito grato ja agora sera que me podia indicar como me posso federar?

      • Diogo Oliveira e Sousa diz:

        O melhor é entrar em contacto com algum clube. Em Lisboa posso dizer-lhe como fazer. Basta ir à loja da proflecha com um atestado médico de desporto, 2 fotografias tipo passe e preencher um papel de inscrição. O Sr. Augusto pertence a um club mas há mais clubes. Fale para a loja e pergunte. Custa 22 ou 25€ por ano.

      • levi diz:

        o problema e que sou do porto, mas eu procuro por aqui nao a problema muito obrigado pela ajuda

    • levi loio diz:

      boas, eu tenho uma duvida, eu sei que para caçar com arco é presizo uma lissença, mas quando vamos comprar um arco au comtrario de uma caçadeira ou carabina nao nos pedem porte de arma, o que eu quero saber e se para ter um arco para dar ums tiros em casa ou ate andar com ele no carro para ir a casa de um amigo dar ums tiros é priciso algum tipo de licença, agradecia que algem me esclaresse-se a minha duvida
      obrigado

      • Diogo Oliveira e Sousa diz:

        Caro Levi,

        Embora os arcos e bestas sejam de venda livre, para os ter ou transportar precisa de uma de duas coisas: ou estar federado ou ter carta de caçador arqueiro. Para caçar precisa de ter carta de caçador arqueiro (diferente da normal), de seguro e de licença de caça. Para ter o arco em casa, transportar para dar uns tiros ao alvo onde quer que seja, o mais fácil é ser-se federado. É um processo rápido, barato mas que tem de ser renovado todos os anos. Ser só federado impede o acto de caçar. Pode ser sempre as duas coisas. A maioria dos caçadores arqueiros é também federado para poderem participar em provas.

        De facto é estranho que se entre numa loja, se compre um arco e, no momento em que se sai da loja já se está em porte de arma ilegal…mas que fazer!?

      • 1gcabp diz:

        arcos e bestas so de venda livre mas…para transportar e utilizar o melhor …legalizar-se – veja o texto do ficheiro anexo p.f.

        Cumprimentos Augusto

      • manuel cheta diz:

        Quero vender o meu arco bowtech e a besta excalibur!
        Como faço para os colocar a venda?

        Abraço

      • 1gcabp diz:

        Ol Manuel,

        Primeiro fala com o Z Franco quando ele vier de Itlia…se os colocares nos “usados” do blog devem “sair” rapidinho…?!

        Se no…envia-os para a PF com os preos que quer vender e ns tratamos disso…

        Abrao Augusto

      • Diogo Oliveira e Sousa diz:

        Não acredito!!!!! 😦

      • manuel cheta diz:

        Calma! Quero caçar com o pau de vassoura.:)

  54. Jorge Faria diz:

    Ola a todos, desde ja digo que fiquei muito contente ao saber que existem praticantes de caça com arco em portugal!
    A uns tempos atrás comprei um arco recurvo para iniciantes, e adorei a modalidade, logo gostaria de vir a praticar caça com arco!
    Gostaria de saber se me podiam indicar como posso iniciar, e onde comprar um arco para iniciar á caça,e respectivos equipamentos!!
    Sou de coimbra e não sem bem por onde começar.

    • Filipe Augusto diz:

      Boa noite

      Antes de mais acho que o companheiro deve informar-se em relação ao que pretende fazer, se quer arco compound ou recurvo, qual a força do arco e se consegue abrir essa mesma força.
      O que aconselho é que experimente antes de partir para a compra, isto por dois motivos:
      1º – Não gastar dinheiro á balda,
      2ª – Fica consciente do que é necessário ter para a pratica de caçar com arco.
      Caso venha a Lisboa poderá deslocar-se a Monsanto, no Clube de tiro a chumbo de Monsanto, aí encontrará alguns arqueiros do 1º GCABP no qual eu me incluo e que o poderão ajudar.
      Abraço.

  55. Raul marques diz:

    Boas amigos.
    Sabem-me dizer se as ponta de caça Muzzy 100 “casam” bem com as flechas de carbono power flight da Easton ?

    • JF diz:

      Boa tarde
      Qualquer ponta “casa” bem com qualquer tubo. É preciso ver qual o spine do tubo (ver as tabelas do fabricante). O mais critíco para ter uma boa montagem é assegurar que o insert/ponta fica perfeitamente alinhada com o tubo da flecha. Pode, depois de montar a ponta, rodar a flecha em cima de uma superfície dura. Se não “dançar”,o alinhamento está feito, se “dançar” pode rodar o insert 1/4 de volta e voltar a tentar até que fique alinhada. Qualquer outra dúvida consulte o fórum onde há uma entrada para pontas de caça e afinação de material.
      Abraço

      • Raul marques diz:

        Boas.
        Sim, mas sabe se o diametro do tubo da Easton é identico ao da ponta Muzzy.
        Eu pergunto isto porque tenho umas pontas “antigas” em que o diametro da ponta é maior que o do tubo e eu não gosto nada de ver um tubo fino com uma ponta “gorda”.
        O problema é que um amigo me vai enviar as pontas e eu não sei como vai ficar o conjunto.

    • Paulo vilela diz:

      caro Raul essa ponta “gorda” em relação ao tubo pode não ser esteticamente muito a seu gosto mas melhora sem duvida a penetração da sua flecha no animal.

  56. joao diz:

    Eu queria comprar o meu primeiro arco compound e queria saber se me podiam aconselhar algumas lojas em portugal onde possa comprar o arco.

  57. manuel cheta diz:

    Porque não consigo entrar no forum?
    Só me diz que não tem fóruns secundários!

  58. José Torres diz:

    Bom dia amigos! Venho procurar quais as manutenções a fazer depois de expor o meu arco composto a chuva?Abraço a todos!

    • 1gcabp diz:

      Bom dia José
      A manutenção do arco é simples:
      Limpá-lo bem e verificar que fica bem seco. Dependendo da chuva que apanhou dar com o secador de cabelo, não muito forte, nos encaixes das palhetas com o corpo do arco, é o único sítio onde um pano não chega.
      Encerar a corda e os cabos.
      Com um pano “sujo” com um pouco de óleo passar nas cabeças dos parafusos. Se apanhou mesmo muita chuva deitar uma gota de óleo das armas nos parafusos para que o óleo entre na rosca e limpar bem o excesso.
      Aguardar a próxima espera. 🙂

      Abraço.

      • José Torres diz:

        Boa noite amigo! Obrigado pelo esclarecimento,pois eu tenho mesmo muito que aprender.A lua de Novembro já vai ser molhada, e a que ter cuidados com este material+sensível.Mais uma vez obrigado.

    • Diogo Oliveira e Sousa diz:

      Caro José, essa é uma boa pergunta para se colocar no Forum. É uma maneira de obter técnicas diferentes que cada um possa utilizar. Além disso, o forum já se tornou um local onde bastantes dúvidas foram esclarecidas e discutidas. Você não é o único iniciado e estamos todos sempre a aprender.
      Inscreva-se.

      Abraço

      • José Torres diz:

        Boa noite amigo Diogo! Eu não sei nada de nada em relação aos arcos e bestas. Vou aprendendo com algumas coisas que vou vendo na net. Há coisas básicas como a manutenção, truques vários que não sei que podem prolongar a vida do meu arco. Então amigo a sua cadela tá máquina? O meu Heros foi iniciado com 2 meses quando o comprei e já lhe passaram um bons bifes pelo nariz.È o 2 que tenho o outro era totalmente louco,era fora do normal a cobrar dentro de água,na caça não dava hipótese aos outros cães de cobrar 1 peça. Gande abraço.

  59. HELDER BREJO diz:

    Boa noite,
    Sou caçador à mais de 15 anos tenho carta de caçador e porte de arma carabina.
    Agradeço as vossas informações sobre o seguinte :
    1- Posso compar um arco e transportá-lo sem o mesmo estar registado ? Ou os arcos teêm livrete ( como as espingardas ) ?
    2- Para caçar com arco tenho que tirar nova carta de caçador ou porte de arma ?
    3- Sou de Montemor o Novo, na minha zona onde é que posso ter informações sobre equipamentos para esta modalidade de caça ?

    • Diogo Oliveira e Sousa diz:

      Boas,

      A compra do arco é livre mas para o transportar terá de ser ou caçador (com carta de arqueiro) ou federado. Os arcos não têm livrete nem necessita licença de uso e porte de “arco”.
      Para caçar terá de fazer exame para caçador arqueiro. Uma vez que já tem carta de caçador de armas de fogo, terá apenas de se candidatar para arqueiro. O exame é composto por parte teórica e prática.

      Na zona de Montemor não conheço nada. Eu sou de Coruche e creio que o mais fácil será mesmo ir a Lisboa.

Deixe uma resposta para Luis carlos pereira parreira Cancelar resposta